terça-feira, 19 de junho de 2007
sexta-feira, 15 de junho de 2007
Quem está desenvolvendo este trabalho?
O GT tem por objetivo desenvolver uma Estratégia Nacional de Comunicação e EA nas UCs, de acordo com a PNEA e com o PNAP.
Os objetivos específicos são:
- desenvolver atividades necessárias à construção participativa da ENCEA e,
- articular e mobilizar atores relevantes e interessados na construção da Estratégia.
O GT é composto por representantes de:
- 4 representantes do MMA, sendo:
- 2 da Secretaria de Biodiversidade e Florestas, um da Diretoria de Áreas Protegidas e um da Diretoria de Conservação da Biodiversidade
- 1 da Secretaria Executiva, da Diretoria de Educação Ambiental
- um da Secretaria de Desenvolvimento Sustentável.
- 3 representantes do Ibama, sendo:
- 1 da Diretoria Socioambiental, da CGEAM;
- 1 da Diretoria de Ecossistemas;
- 1 da Diretoria de Florestas.
A coordenação do GT será realizada pela Diretoria de Educação Ambiental e pela Diretoria de Áreas Protegidas do MMA.
Nos próximos meses, diante da reestruturação do MMA e Ibama, o Grupo de trabalho será reestruturado, sendo inseridas representações de outros órgãos.
terça-feira, 12 de junho de 2007
Proposta de estrutura do documento
Proposta de estrutura para o Documento da ENCEA
Apresentação
Marco conceitual
Princípios
Diretrizes
Marco legal
leis, decretos, documentos, planos, programas em que se baseia
Marco situacional:
Redes envolvidas (Conselhos, NEAs, Coletivos Educadores, Redes, CIEAs, Governos Estaduais, locais, Gestores de UCs, grupo que representam Instituições de Ensino, Grupos Comunitários, atores/atrizes da área da Comunicação)
Diagnóstico (estado da arte da EA e Comunicação nas UCs) – o que é feito? Quem faz? Para quem faz? Onde faz? Que dificuldades, fragilidades enfrenta/encontra? Que potencialidades, fortalezas, pontos fortes possui? O que falta para dar certo? Por quê?
Marco operacional
Objetivos: geral (o que fazer em EA e Comunicação em UCs e como fazer?) e específicos (responder à pergunta: por que a ENCEA?
Para que utilizar estratégias de EA e Comunicação em UCs?
Com quem as ações de EA e Comunicação devem ser feitas?
Públicos (responder às perguntas: para quem está sendo feita a ENCEA? Para quem as ações de Comunicação e EA vão ser feitas)
Linhas de ação (responder à pergunta: como fazer EA e Comunicação em UCs?
Metas (quantitativas e qualitativas)
Indicadores de resultado
Mecanismos de financiamento
Monitoramento e avaliação da implantação da ENCEA e das ações de EA e Comunicação em UCs
divulgação da ENCEA (como fazer a sociedade se apropriar da ENCEA, conhecê-la, entendê-la e utilizá-la no dia-a-dia??)