segunda-feira, 8 de junho de 2009

Lançamento - Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil 1997-2007


Em comemoração aos 10 anos da Política Nacional de Educação Ambiental - PNEA, Lei 9795/99, o Departamento de Educação Ambiental do Ministério do Meio Ambiente lança o livro "Os diferentes matizes da educação ambiental no Brasil: 1997 - 2007".

Esta publicação traz uma linha do tempo da Educação Ambiental no Brasil, no período de 1997 a 2007, com sua história tão recente e tumultuada quanto sua importância e urgência para se conseguir revolucionar as precárias relações entre nós, seres humanos, e as bases de sustentação da vida no nosso planeta.

O Livro poderá ser baixado clicando-se no link abaixo:

http://www.mma.gov.br/estruturas/educamb/_arquivos/dif_matizes.pdf

quarta-feira, 3 de junho de 2009

Documento inicial da ENCEA

É com grande satisfação que publicamos a primeira versão da Estratégia Nacional de Comunicação e Educação Ambiental no âmbito do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (ENCEA), elaborada com a contribuição de diversos atores entre 2006 e 2009 e sistematizada por um Grupo de Trabalho composto por representantes dos Ministérios de Meio Ambiente e Educação, do Ibama e ICMBio.

O documento apresenta, em suas páginas 31 e 35, sugestões para dar continuidade à elaboração participativa da ENCEA e para sua posterior implementação nas Unidades de Conservação federais, estaduais e municipais no Brasil.

Como anexos é possível encontrar um diagnóstico das ações de Comunicação e Educação Ambiental nas UCs brasileiras e os questionários que deram origem a ele.

Informamos que o Departamento de Educação Ambiental do MMA trabalhará de forma articulada com o ICMBio com vistas à realização de oficinas regionais e/ou locais para discussão e aprimoramento deste documento e que manteremos todos informados sobre as próximas atividades.

Ressaltamos que a contribuição dos diversos atores e instituições, dos diferentes setores e instâncias, é extremamente relevante para que a ENCEA possa ser utilizada para incrementar e potencializar os programas, projetos e ações de comunicação e de educação ambiental em Unidades de Conservação e entornos, fortalecendo-se como política pública.

Desta forma, contamos com a colaboração de todos para divulgação e incremento desta primeira versão da ENCEA e, para tal, sugerimos que mantenham contato com o DEA/MMA pelo email encea@mma.gov.br e com a Coordenação Regional do Instituto Chico Mendes para Conservação da Biodiversidade (ICMBio) mais próxima.

Informamos ainda que as versões para download do documento da ENCEA, do diagnóstico da Comunicação e Educação Ambiental em UCs e dos questionários encontram-se disponíveis no site do MMA (www.mma.gov.br/ea) e no blog (http://encea.blogspot.com).


Atenciosamente,

GT ENCEA
MMA/MEC/Ibama/ICMBio